XV Festival de Cinema da Fronteira Brasil/Uruguai

“A Transformação de Canuto” (2023) abre a competição de longas  – crédito  Camila Freitas

A região da campanha gaúcha (Pampa) prepara-se para receber o 15º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, sua maior edição. Totalmente gratuita, o evento começa no dia 23 de abril, terça-feira, em Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), e segue também na cidade de Bagé (Brasil) até o dia 27 de abril. A programação é composta pela exibição de curtas e longas-metragens, além da promoção de oficinas, homenagens à produtores e artistas, debates, um mercado audiovisual e apresentações musicais. Serão sete longas em competição, sete filmes em sessões especiais e 51 curtas-metragens. Os críticos Jonas Chadarevian e Roger Lerina assinam a curadoria dos longas em competição.

Os homenageados deste ano são a cineasta Lucrecia Martel, nome máximo do cinema argentino, e o santamariense Flávio Bauraqui, prestigiado ator de teatro e cinema brasileiro. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções do Chile e Argentina, vários deles inéditos. Zeca Brito, diretor artístico do evento diz que “Com o tema América Latina, Pátria Grande queremos refletir sobre a subjetividade produzida em um território comum, fruto de invasões e saques coloniais, cujas fronteiras foram estabelecidas por tratados imaginários e massacres repugnantes”. “O festival na edição de uma década e meia revisita um passado doloroso e busca na arte uma pauta de resistência coletiva, a fronteira como paradigma de afeto”, conclui.

Os longas da mostra principal serão exibidos no Cine7, em Bagé, enquanto os demais filmes serão projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais e homenagens. Já a programação de Santana do Livramento traz debates e longas infantis, enquanto a mostra de curtas de animação será exibida em Rivera.

Junto ao festival também acontece o III Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual. As atividades ocorrem em Santa Thereza e outros locais da cidade de Bagé. Entre os tutores do Sur Frontera estão importantes nomes como Maria Angela de Jesus (Paramount), Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias), Walter Tiepelmann (Festival de Málaga), Juan Benitez Alassia (UCINE) e Davi de Oliveira Pinheiro (Ausgang).

Neste ano, o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira conta com o patrocínio master da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento tem o apoio da Claro, apoio institucional do IFSul, URCAMP, UNIPAMPA, UTEC, Destino Binacional, Jornal Minuano e FRAPA. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a produção da Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções, e a realização do Centro Histórico Vila Santa Thereza e Associação Pró- Santa Thereza.

Mais informações disponíveis no site festivaldafronteira.com.br e Instagram.